Não tens incentivo para estudar? Lê este post!...
Para aqueles que não sabem por onde começar...
Hoje, durante a tarde, tive mais uma deep talk sobre o estudo e onde é que eu consigo arranjar tanta motivação para tal.
Vou vos ser muito sincera, não é nada fácil não cair na tentação de ver uma série, ficar horas no TikTok, ou simplesmente deitar-me a fazer um miminho na minha cadela, a Kuka. Mas, tento sempre pensar: "Inês, tens de ser produtiva! Tens de fazer alguma coisa para a faculdade, nem que seja fazer um bocadinho de resumos ou dois exercícios de Matemática!". E foi por aqui que comecei.
No início da faculdade, não tinha vontade NENHUMA de estudar. Tinha passado as férias todas agarrada aos livros para o exame de Matemática e não tive tempo para descansar.
A primeira e segunda semana de faculdade não foram nada fáceis: comecei a acumular matéria e não tinha resumos para estudar; até que chegou ao ponto em que pensei que não ia conseguir aguentar a pressão da faculdade; mas depois pensei: se os outros conseguem, eu também consigo!
Comecei a trabalhar a dobrar: fiz os resumos de tudo o que tinha em atraso e tentei estudar um bocadinho de tudo para não me perder no labirinto; criei hábitos de estudo e maneiras para me focar; e agora consigo ter tudo muito bem organizado e fazer de tudo para atingir os objetivos.
Uma das coisas que mais me ajuda é ter sempre a minha agenda, em papel, na secretária. Lá escrevo tudo o que tenho de fazer durante a semana: os meus compromissos e atividades, e os resumos que preciso de fazer e o que tenho de estudar. Se algo não correr como planeado, também não há problema, o fim de semana serve para alguma coisa!
Por isso, PAREM de procrastinar e comecem a trabalhar!
Podem não estar na faculdade que esperavam ou no curso de sonho, mas façam com que seja mais fácil até conseguirem mudar, ou então até passarem a gostar. Estão onde estão por alguma coisa. Talvez não pensem isso agora, mas nunca é tempo perdido. Aprendemos sempre coisas novas, e o conhecimento nunca é demais.
Sinto que já estou a divagar, por isso, aqui vai uma listinha dos meus conselhos para arranjarem motivação:
- Estabeleçam objetivos
- Façam o plano semanal de tarefas
- Criem hábitos de estudo diários (55 minutos e estudar e 5 de pausa + meia hora de pausa para lanche a meio da tarde)
- Se tens problemas de concentração, desliga o telemóvel e encontra uma playlist de música que te ajude a focar
- Aumenta a cada dia o tempo de estudo até chegares ao teu objetivo
- Pensa que quanto mais rápido fizeres tudo e bem, mais rápido vais puder descansar e ver o episódio novo da tua série.
Este foi o método que optei por fazer neste início do semestre e que perdura até agora.
Espero que vos ajude, e em especialmente aos meninos que me inspiraram a escrever isto...
Obrigada por estarem desse lado.
Kisses,
Inês

Comentários
Enviar um comentário