Após tantos anos na escola, muitas vezes sinto dificuldade em ser produtiva e estudar horas seguidas.
Por isso, decidi reunir algumas técnicas e métodos que me ajudam a estar mais concentrada e interiorizar melhor algumas matérias.
Mas, antes de começar realmente a estudar, acabo todos os resumos que me faltam e trato de programar as publicações aqui no blogue para vocês terem mais algum material de apoio.
Mas vamos passar realmente ao que importa:
Organização
Costumo por começar a minha semana por programar em que dias vou estudar o quê e, no início de cada dia, decido quais serão os temas que vou estudar.
Em época de testes costumo programar tudo ao fim de semana para não perder tanto tempo durante a semana.
Técnica do Promodoro
Basicamente, este método consiste em 25 minutos de estudo intensivo e 5 minutos de descanso. No meu caso, prefiro 50 minutos de estudo intensivo e 10 minutos de descanso.
Existem várias aplicações e muitos canais de youtube para contabilizarem os tempos. Pessoalmente, não gosto de utilizar o cronómetro do telemóvel porque é muito mais propício à distração.
No youtube, costumo ver os vídeos da Merve e escolho o número de horas que quero estudar, ou utilizar o Promofocus para contabilizar o tempo. Esta aplicação tem a vantagem que dá para escolher os tempos de descanso e de estudo.
Mapas mentais
Após fazer os resumos, costumo fazer pequenos esquemas com palavras chave que me façam lembrar da matéria.
Não tenho o hábito de usar aplicações para os esquemas, apenas escrevo à mão, em folhas brancas e utilizo várias cores para ser mais fácil relacionar temas.
Falar alto
Após ter todos os resumos e esquemas feitos, tenho o hábito de ler algumas vezes a matéria em voz alta para ser mais fácil decorar. Após a leitura, olho para os esquemas e começo a explicar a matéria a mim mesma em voz alta e confirmo nos resumos tudo o que disse.
Pausas
A meio da tarde ou da manhã, costumo fazer uma pause de cerca de 15-30 minutos para descansar e lanchar.
Uma outra dica que tem melhorado imenso a minha concentração é beber bastante água durante o estudo. Especialmente nos dias em que me sinto mais cansada, antes de começar a estudar, tento beber dois a três copos de água para 'ativar' o cérebro.
Espero que este post vos ajude a serem mais produtivos no estudo! Digam-me nos comentários se já costumavam utilizar alguma destas técnicas e quais vão começar a utilizar.
Podem enviar também por email, Instagram, Facebook, etc. ideias para publicações que gostassem de ver por aqui.
Para além disso, podem seguir o blogue no Pinterest: tenho várias dicas, ideias de resumos, etc. para se inspirarem.
Obrigada por estarem desse lado.
Bons estudos...
Pensamentos do Estudo
- Inês Lemos
Comentários
Enviar um comentário